quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CASO “ANGOCHE”: MISTÉRIO OU TALVEZ NÃO

 O ANGOCHE no porto de Lisboa em 03/1959 / F. Cabral, Porto /.

O ANGOCHE chega a Lourenço Marques conduzido pelo BALTIC / Flama /.

 O ANGOCHE assistido  em Lourenço Marques pelo INCOMATI  / Flama /.

 Dois tripulantes do BALTIC no castelo de proa do ANGOCHE / Flama /.

O ANGOCHE adornado assistido em Lourenço Marques pelo INCOMATI

ESSO PORT DICKSON / autor desconhecido - Photoship Co. Uk /.

Tudo leva crer que o navio-motor de cabotagem português ANGOCHE, tenha sido vítima de um golpe de mão, ao largo da costa de Moçambique, quando em rota de Nacala para Porto Amélia, levando a bordo 23 tripulantes e um passageiro, e carga geral composta principalmente por gasolina para a força aérea e armamento. Mas golpe de mão praticado por quem? Estando activa na província do Indico, desde 1963, a guerrilha da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) e tendo, até, a Rádio Pequim feito referencia ao incidente somos levados, tal como pensou imediatamente a opinião pública local, a pensar na participação dos guerrilheiros no assalto. Mas – à hora a que a Flama entrava nas máquinas – ainda estava de pé uma negativa da Frelimo, pretendendo nada ter a ver com o caso, mas também existiam outros movimentos de guerrilha moçambicanos. Ao certo, neste momento sabe-se, apenas, de concreto, oficialmente, que o navio deixou de ser visto a 23/04/1971, para ser encontrado, três dias mais tarde, por um petroleiro de registo panamiano, de nome ESSO PORT DICKSON, 170m/12,992tab, tendo os tripulantes deste, apenas visto a bordo como única manifestação de vida, um pacato bichano e um cão. Dos tripulantes e passageiro, nem traço. E o navio era uma desolação – as chamas, possivelmente provocadas por uma explosão, haviam destruído a ponte, o posto de rádio, os camarotes. Mas a bordo encontrava-se apenas uma baleeira, a de estibordo, nos respectivos turcos.
O petroleiro entrou imediatamente, e segundo manda a lei internacional na posse do navio, uma vez que se encontrava abandonado no mar alto, mas não deu o alerta geral aquando do encontro, o que devia ter feito, e após o ter rebocado durante algum tempo de rumo a Durban, no entanto foi-lhe recusada a entrada fez-se de rumo à Beira, onde foram entabuladas as conversações com o armador e autoridades, sobre as condições de pagamento pela entrega do salvado, e parece que ai, contratou o salvadego germânico BALTIC, 51m/662tab, para conduzir o ANGOCHE para Lourenço Marques, onde chegou já sob escolta da Marinha de Guerra Portuguesa. Dois tripulantes dos BALTIC vinham - e ficaram a bordo – para garantia da posse do “fantasma”, até ser resolvido o pagamento. De momento, é tudo – até que as autoridades nos digam, de facto, o que se passou – abordagem, motim, guerrilha, ou quê? Até que nalgum país africano independente apareçam os tripulantes. E expliquem o mistério que talvez o não seja.
Se tudo isto esclarece muito pouco o abandono, nada revela o destino da tripulação. Intensas buscas aéreas e marítimas têm sido feitas em todo o litoral de Mocímboa da Praia até à Beira, sem quaisquer resultados: nem corpos, nem vestígios da baleeira desaparecida. A zona é muito infestada por tubarões, mas mesmo que a baleeira se tivesse voltado por qualquer motivo, e porque o navio navegava junto â costa a baleeira poderia ter sido avistada, o que infelizmente não ocorreu.
O que mais perturbou logo de início as autoridades foi o facto de ninguém aparecer a reivindicar a autoria do incidente, tanto mais que, como é sabido, estas iniciativas têm em regra objectivos definidos. Quando os palestinianos desviam um avião comercial pretendem o quê? Antes de mais espaço na comunicação social, sacudir a opinião pública mundial a fim de angariar apoio para uma causa que consideram justa. Quando na América do Sul, alguém rapta um embaixador, pois é certo que ele acabará por ser trocado ou aparecerá morto. Mas um rapto sem chantagem, sem cadáveres, sem objectivos, nem autores, um rapto apenas com vitimas, um navio sozinho e enegrecido pelas chamas ao sabor dos ventos do indico, como explicá-lo? Eis, pelo menos durante alguns dias, o parâmetro do mistério do ANGOCHE, que se não vier a ser devidamente esclarecido, entrará na história como uma das mais estranhas fábulas marítimas.
Em Lourenço Marques o ANGOCHE foi assistido, também pelo rebocador local INCOMATI, 46m/508tb.
Após tanta tinta gasta, e na Net há imensos e variados relatos sobre o caso, o certo é que dos 24 desventurados homens que compunham a lotação do malfadado ANGOCHE, a bordo só sobreviveram dois animais mascotes de bordo, um gato e um cão, e até hoje nem um dos tripulantes foi encontrado, apesar das acções desenvolvidas. Se não foi sabotagem, accão dos movimentos independentistas, de pirataria, ou de outros interesses e ninguém se manifestou, até parece que se deu um ataque de “extra terrestres”!?
ANGOCHE (2) – imo 5017668/ 81,65m/ 1.689,37tab/ 11,5nós; 07/1958 entregue pela Companhia União Fabril, Lisboa, â Companhia Nacional de Navegação, Lisboa, que o empregou no seu serviço costeiro de Moçambique; 1971 ANGOCHE, transferido para a subsidiária da CNN, Companhia Moçambicana de Navegação, Lourenço Marques; 03/1972 vendido a sucateiros de Lourenço Marques para demolição.
Fontes: Semanário a Flama; jornal O Século; Miramar Ship Index.
Rui Amaro      

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.