sexta-feira, 22 de novembro de 2013

RECORDANDO O ARRASTÃO CLÁSSICO “INVICTA”, O ÚNICO DA PRAÇA DO PORTO


O INVICTA demanda o porto de Leixões, afim de ratificar o calado para depois rumar a barra do Douro, 1955 / (c) Foto mar, Leixões /.

O INVICTA fundeado algures nos pesqueiros da Terra Nova ou Gronelândia /A foto é de autoria de Alfredo Augusto Vieira, a quem solicito autorização de a mesma continuar postada no blogue, o que desde já agradeço /-

O INVICTA com as cores da SNAB a largar do Tejo para os pesqueiro da Terra Nova e Gronelândia em 1974 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O INVICTA fundeado no Tejo, diante de Cacilhas, no "laid up" em 1985 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O INVICTA no "laid up" acostado ap cais da CPP - Olho de Boi - Almada em 1985 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O INVICTA em pleno desmantelamento junto do estaleiro de sucatas de Alhos Vedros em 1987/ autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O TIFÓN ao afundar-se a 26/05/1955 depois de ter sido abalroado pelo INVICTA, vendo por perto o ÁLVARO MARTINS HOMEM / Foto de autor desconhecido - Arquivo Urzi Museoa, País Basco /.

Arrastão clássico lateral INVICTA, imo 5162229/ 71,3m/ 1.298tb/__nós/ 18.105 quintais/ companha: 15 tripulantes e 57 pescadores; 12/1948 entregue por T. van Duijvendijk’s Scheepswerf, Lekkerkerk, à Companhia de Pesca Transatlântica, Porto; A 07/10/1952 o INVICTA chegava a Leixões, trazendo desde Ponta Delgada 31 náufragos do n/m bacalhoeiro JOÃO COSTA, que se afundara perto dos Açores em 23/09/1952; 26/05/1955 colidiu fortemente com o arrastão Espanhol TIFÓN, 1945/71,1m/1.359tb, do armador Pesquerias Y Secadores de Bacalao de España SA, San Sebastian, no Davis, Gronelândia, afundando-se aquele. O INVICTA navegava a toda a máquina e o TIFÓN encontrava-se parado para virar. O capitão Português entrou-lhe no quarto de rota e quando se deu conta meteu-lhe a proa por todo o lado de bombordo, à altura da casa das máquinas. O TIFÓN, que ia bem carregado, afundou-se em 11 minutos. Os sobreviventes foram socorridos por arrastões Portugueses, principalmente pelo ALVARO MARTINS HOMEM. Uma hora depois de resgatada a tripulação, levantou-se mar de temporal e se o acidente se tivesse dado naquela altura, ninguém se salvava; 30/12/1961, o INVICTA foi uma das vitimas da grande cheia do rio Douro de 1961/62, o qual fortemente amarrado à margem do lugar do cais da Pedras, margem direita, não conseguiu suportar a força arrasadora da corrente, que lhe provocou o rebentamento das amarrações que o ligavam aquele cais, garrando ao sabor das águas, com os motores a trabalhar, de madrugada, todo iluminado mas sem tripulação, e saindo a barra de popa arrastando pelo fundo os ferros largados ao lançante, juntamente com outros navios, até ter sido resgatado pela sua tripulação, que seguira a bordo do arrastão costeiro MIRAGAIA, do mesmo armador, ao largo da barra, entrando de seguida em Leixões, aparentemente sem qualquer dano; 1965 INVICTA, SNAB – Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau, Lisboa, contudo continuou registada na capitania do Douro; 1985 entrava em “Laid up”; 10/10/1990 fundeava junto dos estaleiros de sucata, de Baptista & Irmão SA, Alhos Vedros, Moita do Ribatejo, para desmantelamento.
Fonte: Miramar Ship Index; Nuno Bartolomeu, Almada; Imprensa diária; Blogue Caxinas… de Lugar a Freguesia.
Rui Amaro

OBS: Em tempos ao pesquisar na Internet acerca de um assunto, deparei num blogue, que já não me recordo da sua designação, que os arrastões MARIA DE RAMOS PASCOAL e INVICTA, depois da falência da SNAB estiveram sobre armamento ou gestão da firma Pascoal & Filhos, de Aveiro. Quanto ao primeiro ficou a pertencer à frota da Pascoal, pois existem fotos com o navio com as cores da empresa de Ílhavo, já no que diz respeito ao INVICTA não tenho encontrado nada que diga que o navio pertenceu ou esteve sob gestão daquela empresa. Será que alguém possa comentar!?

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

RECORDANDO O NAUFRAGIO DO NAVIO-MOTOR PORTUGUÊS “VILA DO PORTO” POR FORA DO MOLHE NORTE DO PORTO DE LEIXÕES

Foto de autor desconhecido - passada gentilmente por Nuno Bartolomeu, Almada,

O VILA DO PORTO demandando o porto de Leixões na viagem inaugural em 1949,/ (c)Foto Mar, Leixões/. 

O VILA DO PORTO no porto do Funchal em 1954 / Foto de autor desconhecido - passada gentilmente por Nuno Bartolomeu, Almada /.

21/03/1955 - Num rochedo denominado “Leixão”, por fora do Molhe Norte do Porto de Leixões encalhou, ontem, às primeiras horas da manhã, e considera-se totalmente perdido o navio-motor VILA DO PORTO, tendo os seus 36 tripulantes e um passageiro de nacionalidade Americana sido salvos pelas corporações de bombeiros de Matosinhos-Leça e a de Leixões, por meio de cabo de vaivém.
Pouco antes e devido a um golpe de vento garrara a a vedeta NRP CORVINA que encalhou também, mas sem gravidade, visto horas depois ter sido posta a reflutuar.
A madrugada de ontem foi de incerteza e angustia para muitos. Soprando rijamente de sudoeste, acompanhada de fortes aguaceiros, a ventania causou graves, vultosos prejuízos no mar, onde perigaram mais de três dezenas de vidas. Pouco depois das 3 horas, a vedeta NRP CORVINA, que estava fundeada na bacia do porto de Leixões, devido a uma rajada mais forte, garrou, indo encalhar no areal do molhe Norte. Dado o alarme, acudiram, imediatamente as lanchas dos pilotos, a lancha RAMALHEIRA, salva-vidas CARVALHO ARAÚJO e o rebocador VANDOMA. Entretanto sob as ordens do comandante daquela unidade da Marinha de Guerra, 1º tenente Pires Cabral, a respectiva tripulação principiou a trabalhar na amarração, enquanto ao molhe referido chegavam, com o seu material de socorro a náufragos, os Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça e os de Leixões, tendo aqueles, sob as ordens do ajudante de comando sr. Manuel Gonçalves Ribeiro, logo montado, como medida de precaução, um cabo de vaivém. Trabalho penoso para todos, bem como o da amarração, foi coadjuvado entusiasticamente, pelos marinheiros do submarino NRP NEPTUNO, que com o seu comandante, sr. capitão-tenente Pimentel Saraiva, ali compareceram: Atraídos também, pelo alarme dado pelas sereias dos bombeiros, foram afluindo junto do enorme guindaste ali existente, centenas de populares. A ventania, entretanto, continuava a soprar, conquanto de vez em quando, copiosos aguaceiros caiam, a todos alagando.
Mal se pensava que o pior havia de acontecer daí a pouco, quando estavam terminados, já, os trabalhos de garantia e segurança da NRP CORVINA, que nada sofrera, felizmente, em consequência do acidente.
Por volta das 5 horas, e após novo aguaceiro, enorme estrondo, seguido de apitos estridentes, anunciaram que, muito perto, novo acidente marítimo ocorrera a poucos metros do molhe, via-se um enorme navio encalhado. A princípio, supôs-se que se tratava de um navio Egípcio ou do vapor Português SOFALA, que eram aguardados de manhã, em Leixões, mas, pouco depois, sabia-se ser o VILA DO PORTO, da Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, de Ponta Delgada, os voluntários das corporações de Matosinhos-Leça e de Leixões, bem como os srs. Comandantes João Pais, Joaquim da Costa, Vieira Coelho e Coutinho Lanhoso, o primeiro chefe do Departamento Marítimo do Norte e, o segundo capitão do porto de Leixões, aperceberam-se da gravidade do sinistro, sendo tomadas, desde logo, as providencias necessárias. Montados os serviços, foram lançados foguetões luminosos e, depois aqueles conduziam os cabos. Entretanto, em terra, os populares preparavam-se para auxiliar os bombeiros na penosa tarefa de salvamento, que principiou logo que foi estabelecido o primeiro cabo de vaivém pelos voluntários de Matosinhos-Leça.
O primeiro a vir para terra por esse processo foi o despenseiro Sebastião Resende Santos, de 57 anos, da Lagoa, que foi necessário ser socorrido pelos populares Francisco Caetano Nora e um tal Manuel Pescadinha.
Porque o cabo estava frouxo, o naufrago referido estivera prestes a submergir-se, tendo aqueles descido temerariamente por uma corda, salvando-o de morte certa. Enquanto os restantes tripulantes do VILA DO PORTO eram trazidos para terra, graças às mãos do bombeiros e dos populares – quantas delas sangraram durante esta rude mas humana tarefa! – saía a barra o salva-vidas CARVALHO ARAÚJO, com o fim de coadjuvar os trabalhos. Nessa altura, fora já montado outro cabo pelos Voluntários de Leixões, que breve começou a funcionar com êxito, trazendo para terra mais 11 náufragos, entre os quais se contavam o 2º piloto, o Imediato, e por último o comandante, como manda a lei marítima.

O VILA DO PORTO após o encalhe / Imprensa diaria - / Foto de autor desconhecido - passada gentilmente por Nuno Bartolomeu, Almada /.

O VILA DO PORTO encalhado sobre o penedo Leixão / jornal O Comércio do Porto /.

O VILA DO PORTO já alquebrado / Foto de autor desconhecido - passada gentilmente por Nuno Bartolomeu, Almada /.

O VILA DO PORTO a ser desmantelado pela fúria do mar / Jornal de Noticias /.

O VILA DO PORTO desmembrado e açoitsdo pelas ongas furiosas / Jornal O Comércio do Porto /.

SÓ O COMANDANTE PODE EXPLICAR COMO O SINISTRO SE DEU – DIZIAM OS NAUFRAGOS
À medida que os tripulantes do VILA DO PORTO iam chegando à estação do Instituto de Socorros a Náufragos, de Leixões, verificavam-se cenas comoventes. Os que primeiro haviam posto pé em terra abraçavam, com lágrimas nos olhos, os companheiros salvos, que encharcados, transidos, logo eram abafados com cobertores e reconfortados com café, aguardente e vinho do Porto. No capítulo assistência, o encarregado do posto, sr. Pedro Ribeiro, multiplicou-se, coadjuvado por diligentes senhoras, funcionários da capitania de Leixões e populares. Foi na hora de maior movimento, quando os náufragos bendiziam a Deus o terem salvado as vidas, que o repórter ali esteve, ouvindo lamúrias e desabafos, sendo lágrimas sinceras a deslizarem pelas faces de todos os que, pouco antes, haviam enfrentado a morte. A bem dizer, nenhum deles soube explicar como o desastre ocorreu. De quarto vinha o comandante sr. capitão Amadeu Calisto Ruivo, homem experimentado da frota da companhia armadora e muito conhecedor das barras do Douro e Leixões. Somente ele - disseram-nos – pode dizer como se deu o encalhe.
Entretanto, novos náufragos, iam chegando e, com eles, interessados em que nada lhes faltasse, os srs. comandantes João Pais, Joaquim Costa e Vieira Coelho, bem como os srs. 1º tenente Guilherme Silveira e Joel Monteiro, aquele patrão-mor da capitania e este sota-piloto-mor da corporação de Pilotos local. O único passageiro do VILA DO PORTO – um oficial do exército dos E.U.A., sr. Arthur Boetcher, que trouxera consigo a cadelita de bordo – passeava, sorridente, de mãos nos bolsos, entre os restantes náufragos, conquanto o animal, a “Negrita”, tiritante, o fitava…
QUEM SÃO OS TRIPULANTES DO NAVIO NAUFRAGADO
Depois de ter vindo para terra o último naufrago, foi feita a chamada, verificando-se que, felizmente, não faltava ninguém. A tripulação, composta por trinta e seis homens, salvara-se toda, em cerca de 45 minutos de trabalho exaustivo, para honra e glória das corporações de bombeiros de Matosinhos-Leça e Leixões.
Da lista que nos foi fornecida, constam os seguintes nomes: capitão Amadeu Calisto Ruivo, de 63 anos, de Ílhavo; imediato Mário Rodrigues Oliveira, de 51 anos, de Lisboa; 2º piloto Alfredo Pinto Bacalhau, de 28 anos, de Alenquer; 3º piloto Augusto Tavares de Almeida, de 27 anos, de São Vicente; Chefe de máquinas Artur dos Santos, de 50 anos, de Lisboa; 2º maquinista Manuel da Silva Tavares, de 37 anos, de Lisboa; 3ºs maquinistas, Mário da Fonseca Magalhães, de 28 anos, e José Maria de Oliveira Charana, de 24 anos, ambos de Lisboa; electricista Antero Francisco Gouveia, de 60 anos, do Funchal; radiotelegrafista, José Alves Cordeiro, de 43 anos, das Caldas da Rainha; contramestre Florindo Francisco da Silva, de 55 anos, de Sintra; marinheiros: Francisco José Branco Júnior, de 55 anos, de Lagos; António Eustáquio, de 58 anos, da Nazaré; António Morais, de 42 anos, de Lisboa; Manuel Nunes de Castro, de 50 anos, de Ílhavo; moços: José Rainho Regufa, de 31 anos, das Caldas da Rainha; José Joaquim Lousada, de 22 anos, da Nazaré; Mário José Matias São Marcos, 22 anos, de Ílhavo; João Evangelista Soares, de 48 anos, do Barreiro; Manuel Aguiar, de 36 anos e Manuel da Costa, de 18 anos, ambos de Ponta Delgada; paioleiros: Joaquim Nunes, de 5 anos, de Gouveia; ajudantes de motorista: Manuel António de Sousa Rubio, de 22 anos, de Elvas; Armando Dias Castanheira, de 34 anos, de Lisboa; Humberto do Rego, de 31 anos, de Ponta Delgada; chegadores: Adelino Lopes da Silva, de 41 anos, de Lisboa; Guilherme da Ponte, de 39 anos, de Ponta Delgada; despenseiro Sebastião Resende Santos, de 57 anos, de Lagoa; cozinheiro Manuel Pereira Falcão, de 36 anos, de Arcos de Valdevez; padeiro Manuel Marques Mendes, de 53 anos, de Águeda; criados: Joaquim Jacob, de 32 anos, de Ponta Delgada; António Mafalda Pimenta, de 36 anos, de Gouveia; António Joaquim Ferreira Alves, de 31 anos, de Lisboa; João Inácio Cabrita, de 24 anos, de Portimão; enfermeiro António Esteves, de36 anos, de Alenquer.

Um tripulante vindo para terra pelo cabo de vaivém / Jornal O Comércio do Porto /.

A tripulação do VILA DO PORTO junto da Estação de Socorros a Náufragos / Jornal de Noticias /.

 
A "Negrita" no posto de medicina veterinária da Associação Protectora dos Animais / Jornal O Comércio do Porto /.

A VERSÃO DO DESASTRE SEGUNDO O COMANDANTE
Na sua residência da Foz do Douro, o sr. David José de Pinho, recebeu gentilmente, o repórter de “O Comércio do Porto”, infelizmente o capitão do navio sinistrado – havia saído já, sendo impossível localizá-lo nas horas mais próximas, dado o estado de excitação em que se encontra. O considerado agente de navegação, porém, diz-nos o que sabe sobre o encalhe do VILA DO PORTO. A versão que nos dá, ouvira-a da boca do comandante e será esse, sem dúvida, o que vai constar do respectivo “protesto de mar” a apresentar às autoridades marítimas e companhias seguradoras. Segundo ele, que vinha ao leme, visto o imediato ter descido ao seu camarote, foi um forte aguaceiro que prejudicou a visibilidade, dando origem a que tomasse uma luz forte que faiscava, pelo farol da ponta do quebra-mar do Esporão. Essa luz, parece que fora empregada da torre da estação telegráfica e semafórica, vulgo Telégrafo, na realidade, durante os trabalhos de amarração e desencalhe da NRP CORVINA. Na verdade, o sr. Capitão Amadeu Calisto Ruivo – dos mais antigos comandantes da frota dos Carregadores Açoreanos – conhece bem a costa. A iluminação do porto de Leixões e, como todos, os que têm a responsabilidade de comandar um navio como o VILA DO PORTO, sabe que há pontos de referência, como aquele farolim do Esporão. È de admitir, portanto, que a luz referida o tenha iludido, a ponto de chocar com o “Leixão”, fora do molhe Norte.
Logo que o acidente ocorreu – afirmara-o pouco antes de ser socorrido pelo dr. Fernando Magano – ainda tentou salvar o seu navio, mas este adornou, impossibilitando-o de qualquer manobra. Nessa altura já aqueles que trabalhavam na amarração da NRP CORVINA, se haviam apercebido do sinistro, acudindo rapidamente. Segundo o sr. David José de Pinho, o navio vinha devagar, a fim de fundear e aguardar piloto do porto de Leixões, onde devia embarcar carga diversa que estava no armazém nº 7, da doca nº 1 e, também, passageiros.
O navio-motor VILA DO PORTO foi construído em Inglaterra em 1949 por Blyth Drydock and Shipbuilding Co, Blyth, Reino Unido, imo 5602022, 106,1m, 2.585tb, 14nós, passageiros 12. Era utilizado pela companhia armadora, nas carreiras para Nova Iorque, com escala pelo Funchal e Ponta Delgada, juntamente com os navios-motor HORTA, seu gémeo. RIBEIRA GRANDE e MONTE BRASIL, o VILA DO PORTO, tombado sobre o “Leixão”, causa pena, tanto mais que o mar começou a desfazê-lo, sendo impossível salvá-lo. À tarde a parte da ré estava submersa, tendo dado à praia de Leça da Palmeira muita madeira, malas de correio, sacaria, cortiça e apetrechos de bordo.
Os tripulantes, nada puderam salvar dos seus haveres, chegando a terra somente com a roupa que traziam vestida. Como é de uso, o comandante foi o ultimo a abandonar o navio, sendo amparado carinhosamente pelo imediato e pilotos à sua chegada. Os náufragos que foram alojados em pensões e casa de pasto de Matosinhos e Leça da Palmeira, devem regressar hoje às suas terras. Durante a tarde e apesar do mau tempo, milhares de pessoas estiveram a ver o navio sinistrado, que embarcara em Lisboa, donde saíra na tarde de ontem – quinhentas toneladas de cortiça e conservas. O Mário José Matias São Marcos e o João Evangelista Soares, faziam a sua primeira viagem no VILA DO PORTO. Quanto ao paioleiro Joaquim Nunes, com este é o terceiro acidente marítimo que sofre. O primeiro, segundo nos disse, foi a bordo do LUSO e o segundo no MARIA AMÉLIA.
AO FIM DA TARDE, O VILA DO PORTO FRACCIONOU-SE, SENDO ARROJADA Á PRAIA BASTANTE CARGA
Confrangia, na verdade, ao fim da tarde, ver a esplendida unidade da Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos a desmantelar-se aos poucos, fustigada duramente pelo mar. Por vezes, as vagas, altíssimas, cobriam-na, destruindo pertences dos mastros e tudo quanto encontravam na sua frente. A certa altura, adornando mais, fraccionou-se em duas partes, vendo-se, então, muita carga a boiar, entre a qual fardos de cortiça que mais tarde as vagas arrojaram à praia de Leça da Palmeira, e esses despojos eram retirados para lugar mais seguro, e ficavam sob vigilância da Guarda-Fiscal.
Entre as centenas de pessoas que contemplavam o doloroso e impressionante espetáculo, viam-se muitos dos náufragos que não escondiam sentidas lágrimas. Que haviam eles de fazer senão chorar se naquele navio que o mar desfazia estava o sustento de todos eles, das suas famílias? Piedosos, muitos assistentes confortavam-nos, mas debalde. O VILA DO PORTO para eles era tudo: pão, agasalho, alegria. Pela noite fora e até à madrugada de hoje, a situação do navio. que como acima dizemos se considera perdido, elevando-se os prejuízos a muitos milhares de contos . não se modificou. Porque foi necessário os Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça transportarem, de manhã, ao hospital local, onde foram devidamente socorridos, os náufragos António Eustáquio e Sebastião dos Santos, os quais estavam enregelados.
O CAPITÃO DO VILA DO PORTO ENTREGOU O SEU RELATÓRIO, MAIS IDENTIFICADO POR “PROTESTO DE MAR”
Ontem, pelas 17 horas. O sr. Amadeu Calisto Ruivo, capitão do VILA DO PORTO, acompanhado dos seus oficiais, esteve na capitania do porto de Leixões a fazer a entrega do seu relatório, o “Protesto de Mar”, sobre o naufrágio.
Para tentar salvar o que resta do navio sinistrado apareceu em Leixões o salvadego Sueco HERAKLES procedente de Gibraltar.
A cadela “Negrita”, mascote de bordo, ficou aos cuidados do sr. Jorge de Pinho, residente na Foz do Douro, sócio da agência consignatária David José de Pinho e Filhos, Lda, do Porto.
Com pedido de publicação, recebemos dos Bombeiros Voluntários do Porto, a seguinte nota: “O Comando dos Bombeiros Voluntários do Porto informa que, tardia e particularmente- teve conhecimento dos acidentes marítimos verificados ontem com a vedeta NRP CORVINA e o navio VILA DO PORTO. A sua não comparência foi motivada devido a, quem de direito, não haver requisitado os serviços da corporação, conforme se encontra superior e acertadamente determinado”


A vedeta NRP CORVINA encalhada na praia do molhe Norte do porto de Leixões / Jornal O Comércio do Porto /.

A VEDETA NRP CORVINA FOI DESENCLAHADA NA MANHÃ DE ONTEM.
Cerca das 9 horas da manhã de ontem, sob a orientação do seu comandante fez-se o desencalhe da vedeta NRP CORVINA. Assistiram à manobra, que se fez com facilidade, o rebocador MONTALTO, da APDL, e a lancha RAMALHEIRA. Sem danos de maior, aquela unidade da fiscalização das pescas, foi atracar à doca nº 1, lado Norte.
O ARRASTÃO DA COSTA “MAR ANTÁRTICO TAMBÉM ESTEVE EM RISCO DE ENCALHAR.
Ontem de manhã quando o arrastão MAR ANTARTICO, da praça de Leixões, regressava da pesca, ao demandar o porto de Leixões, e em consequência duma forte rajada de vento, foi levado sobre os blocos junto do farolim do Esporão, socorrendo-lhe prontamente o arrastão MAR ARTICO, do mesmo armador, que navegava na sua esteira, contudo, como se quebrassem as amarras lançadas, seguiu em socorro do MAR ANTARTICO, a lancha RAMALHEIRA, que o rebocou para dentro do porto.
NA BARRA DO DOURO ENTRARA APENAS UM NAVIO.
A 20/03/1955, manhã cedo, o navio-motor SECIL demandou a barra, conduzido pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, já com o mar a quebrar, vento forte e debaixo de fortes bátegas de água, e os astros a ameaçar temporal.
A DESIGNAÇÃO DO PENEDO LEIXÃO.
Quis Deus ou a Natureza que na foz do rio Leça, a á quarto de légua da costa, se elevasse das águas atlânticas um conjunto de rochedos a que os homens deram o nome de LEIXÕES. Eram o ESPINHEIRO, a ALAGADIÇA, o LEIXÃO grande e pequeno, como grande e pequeno eram também os rochedos da LADA. Mas havia também o TRINGALÉ, o GALINHEIRO, o CAVALO DE LEIXÃO, a QUILHA, a BAIXA DO MOÇO, o FUZILHÃO, o BAIXO DO FUZILHÃO VELHO, e muitos outros…
Desígnio divino, ou tão só caprichosos afloramentos graníticos, que os geólogos classificam de grão médio ou gnáissico, os LEIXÕES descreviam um semicírculo no mar, formando como que um porto de abrigo natural sobre os quais, e parcialmente fora assente o molhe Norte do porto de Leixões, e do qual advém o respectiva designação do desenvolvido porto Nortenho.         
Fontes: Imprensa diária, nomeadamente do vespertino “O Comércio do Porto”, Miramar Ship Index, Wikipédia.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.