sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

LEMBRANDO O NAUFRÁGIO DA EMBARCAÇÃO DE PESCA ARTESANAL “S. FRANCISCO” DE CASTELO DE NEIVA


__/__/197_, ontem de manhã, ao mar de Castelo de Neiva, a algumas centenas de metros da praia, voltou-se a embarcação da pesca artesanal S. FRANCISCO, de motor fora de borda, no qual estavam a fainar dois cunhados – Manuel Brito Coutinho Maltês, de 40 anos e António Pereira Magalhães, de 28 anos, ambos residentes no lugar de Sendim de Baixo, em Castelo de Neiva.
Os dois pescadores, lançados inopinadamente ao mar, viram-se envolvidos pelas suas artes de pesca e, entretanto, o mais novo, que sabia nadar menos, agarrou-se às pernas do familiar.
A luta pela sobrevivência foi titânica, mas o mais novo, a dada altura, desprendeu-se e desapareceu nas águas turbulentas, para não mais ser visto.
Entretanto, Manuel Brito teve a sorte de se agarrar a uma peça flutuante da embarcação e aguentou-se mais tempo, sendo recolhido por uma embarcação da praia contígua da Amorosa.
Transportado ao hospital de Viana do Castelo, ali esteve algumas horas, na sala de observações, após o que pode recolher a casa, ao princípio da tarde.
O camarada desaparecido, um Limiano, natural de Refoios do Lima, concelho de Ponte de Lima, e casado com Olívia de Brito Coutinho Maltês, deixa dois filhos, de 2 e 4 anos, e estava em vésperas de ser pai pela terceira vez.
Será de registar que este pescador estava a acabar de construir uma humilde moradia, para a qual vinha recebendo diversas ajudas do centro piscatório.
Resta acrescentar que o camarada desaparecido, era primo de Custódia Magalhães de Sousa Amaro, esposa do autor do texto, também ela uma Limiana, de Refoios do Lima, mas residente na Foz do Douro, cidade do Porto.
Fonte e imagem do Jornal de Noticias.
Rui Amaro

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.

Sem comentários: