quinta-feira, 31 de outubro de 2013

REBOCADORES “CABO DA ROCA” (2) E “CABO ESPICHEL” (3) DO PORTO DE LISBOA

O CABO ESPICHEL w o CABO DA ROCA na doca da Rocha em 1991 /Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /

Perfil dos rebocadores CABO DA ROCA e CABO ESPICHEL Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada / 

O CABO DA ROCA em pleno estuário do Tejo em dia festivo de 1991 /Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /  

O CABO DA ROCA navegando no estuário do Sado em 1999, já com as cores da empresa Rebosado da praça de Setúbal / autor desconhecido - imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /

CABO DA ROCA (2) – rebocador portuário e costeiro / imo 7234894/ 28,22m/ 194tb/ 2xdiesel Mak3M282/ sistema Voith Schneider Propeller (VST)/ 2.500hp/ 12,5nós/ tracção 28tons; 01/1973 entregue pela estaleiro Soc. Argibay de
Construções Navais Lda, Alverca, à AGPL – Administração Geral do Porto de Lisboa, Lisboa, que o empregou no serviço de assistência às manobras de navios e salvamento marítimo; 1987 APL – Administração do Porto de Lisboa, Lisboa; 1991 amarrou para venda; 1991 CABO DA ROCA, Reboques do Sado., Lda, Setúbal, que o empregou no tráfego de assistência a navios no estuário do Sado; 2013 continua no serviço efectivo no porto de Setúbal.


O CABO ESPICHEL promto aser lançado à água em 1973 / Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada / 

O CABO ESPICHEL em provas de mar no estuário do Tejo em 1973 / Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada / 

O CABO ESPICHEL navegando no estuário do Tejo em 1986 / autor desconhecido - imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /                  

CABO ESPICHEL (3) – rebocador portuário e costeiro / imo 7305930/ 28,22m/ 194tb/ 2xdiesel Mak3M282/ tipo Voith Schneider Propeller (VSP)/ 2.500hp/ 12,5nós/ tracção 28 tons; /1973 entregue pela estaleiro Soc. Argibay de Construções Navais Lda, Alverca, à AGPL – Administração Geral do Porto de Lisboa, Lisboa, que o empregou no serviço de assistencia às manobras de navios e salvamento marítimo; 1987 APL – Administração do Porto de Lisboa, Lisboa; 1989 amarrou para venda; 1990 MARSEILLAIS 8, Cie. Chambom Soc. Generale de Remorquage et de Travaux Maritimes; Marseilles; 1990 SAINT LOUISIEN, ARPEC-Sté. d’Armement et de Peche, Saint Louis du Rhone; 2001 BOULENNAIS, Boulenaise de Remorquage, Boulogne-sur-Mer; 2013 continua no serviço efectivo no porto de Boulogne-sur-Mer.
Estes dois rebocadores entre 1976 e o inicio dos anos 80 faziam serviço, esporadicamente no porto de Leixões, fretados pela APDL, na assistência às manobras dos grandes navios-tanques que utilizavam o respectivo terminal maritimo petrolífero.
Fontes: Miramar Ship Index, Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro

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