quarta-feira, 11 de abril de 2012

ESCALA EM LEIXÕES DO NAVIO-MOTOR INGLÊS "ASCANIUS" PARA ESQUECER

O ASCANIUS em Leixões / Foto de Rui Amaro /.


ASCANIUS (3) – Navio de linha Inglês, imo 5026607/ 148,4m/ 7.692tb/ 15,5nós; 21/10/1950 entregue por Harland & Wolff, Belfast, à Ocean Steamship Co., Ltd, Liverpool; 1972 AKOSOMBO, transferido da companhia aparentada Elder Dempster Lines, Ltd, Liverpool; 1973 ASCANIUS, transferido para a companhia da Blue Funnel, China Mutual Steam Navigation Co., Ltd., Liverpool: 08/04/1978 chegava ao Blyth para desmantelamento pelo sucateiro Hughes Bolchow, Ltd.  
Esta escala do ASCANIUS em Leixões foi para esquecer, para mim e dois outros funcionários dos agentes consignatários do Grupo Ocean, de Liverpool, a firma Garland, Laidley & Co., Ltd., do Porto, os colegas Marques dos Santos e Serra, este vindo da sede em Lisboa para nos ajudar, e que foi de enorme valia, porque durante três dias e três noites, praticamente não fomos à cama, de maneira a prepararmos nova papelada de transbordo (manifestos da carga, conhecimentos de embarque, etc.), devido ao ASCANIUS ter deixado o Mersey e rumar a Leixões para descarregar e abandonar a favor dos respectivos recebedores no Reino Unido, cerca de 8.000 toneladas de carga diversa procedente de portos do Japão, Coreia do Sul, Taiwan, China, Macau, Filipinas, Tailândia, Singapura, Malásia e Ceilão, devido a uma greve bastante prolongada dos estivadores daquele país, por volta de finais da década de 60.
Passados alguns dias a carga foi embarcada nos "feeders" MEDITERRANIAN, Ellerman Lines, e no CARDIGANBROOK, Comben Longstaff, Para Liverpool, por conta dos respectivos importadores no Reino Unido, não na totalidade, porque alguma parte que até era muito apetecível, ficou nas mãos dos "amigos do alheio".
Na ocasião, dois outros navios da Blue Funnel Lines, já seguiam o ASCANIUS de rumo a Leixões, para abandonar as suas cargas, felizmente para mim e os meus dois colegas, entretanto a greve dos estivadores terminara, e aqueles dois navios deram meia volta e regressaram ao Birkenhead, no Mersey.
A papelada era tão vasta que o comandante do ASCANIUS autorizou-me a imitar a sua rubrica, a fim de assinar os manifestos de carga e cópias dos conhecimentos de embarque que foram entregues na Alfandega.
Foi muito trabalho e pouco descanso, mas felizmente eu e os meus dois colegas, além do usual salário mensal fomos compensados com mais dois meses de salário, Ainda bem!
Rui Amaro