sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

REBOCADOR “MONTE BRANCO" DO PORTO DE SETUBAL

O MONTE BRANCO diante da cidade de Setúbal, finais da década de 80.



O MONTE BRANCO saindo do porto de Leixões em 1976. 


O MONTE BRANCO fundeado na barra do rio Sado, aguardando a chegada de um navio que irá assistir nas manobras.

O rebocador de alto mar MONTE BRANCO, imo 6113043, entregue em 09/03/1942 pelo estaleiro Levingston Co., Orange, Texas, à US Navy como BAT-3 (ATA-128), também foi registado como USS CAADO, como pertencente à classe ATA – 121 Sotoyomo de rebocadores auxiliares de frota, se bem que destinado a “lend-lease” à Grã-Bretanha; cruzou o Atlantico e a 15/06/1942 entrou ao serviço da “Royal Navy” como HMRT FAVOURITE (W119); 27/03/1946 foi devolvido à US Navy dado que o conflito na Europa já havia terminado em 1945; 1946 SUSAN A. MORAN, Moran Towing Corporation e em finais do mesmo ano foi rebaptizado de EUGENE F. MORAN; 1947 MONSANTO, 44,25m/ 613,32tb/ motor diesel eléctrico General Motors/ 1.875Hp/ uma hélice/13 nós/ calados à proa-ré 3,35m-4,87m, Companhia Colonial de Navegação, Lisboa (O seu casco primitivamente era pintado de verde carregado, e só mais tarde é que passou a ser pintado de verde acinzentado, cor então adaptada para todos os navios daquele importante armador nacional): 1974 MONSANTO, CPTM – Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, Lisboa, companhia formada pela fusão da Companhia Colonial de Navegação com a Empresa Insulana de Navegação; 1975 MONTE BRANCO, Rebosado - Rebocadores Fluviais do Sado, Lda., Setúbal; 1993 abatido e logo de seguida vendido a sucateiros de Setúbal para desmantelamento. Tanto como MONSANTO ou MONTE BRANCO esteve fretado à APDL para assistência às manobras dos navios-tanques no posto A do terminal de Petroleiros do porto de Leixões, terminado o fretamento o MONTE BRANCO passou a servir na assistência aos navios que demandavam o porto Sadino.


Fontes: NAVSOURCE PHOTO ARCHIVE - AUXILIARY FLEET TUG (ATA) INDEX // UBOAT.NET, Nuno Bartolomeu.
imagens: Autor desconhecido e amávelmente transmitidas por Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: