segunda-feira, 2 de maio de 2011

A VISITA DE CORTESIA DA VEDETA "NRP DOURADA" À CIDADE DE AVEIRO ENTRE 1954 e 1959

A vedeta NRP DOURADA acostada ao cais da Pirâmides, cidade de Aveiro.


Entre 1954 e 1959, a vedeta NRP DOURADA demandava a barra de Aveiro em visita de cortesia, acostando ao cais das Pirâmides, na cidade.
Acedendo ao convite do seu comandante 1º tenente Manuel de Sousa Barbosa, os representantes em Aveiro dos jornais diários, e os directores dos semanários locais estiveram à tarde a bordo desta elegante unidade da nossa Marinha de Guerra.
Recebidos pelo oficial em referência e pelo 2º tenente Fernando Fernandes Neto, foi-lhes mostrado todo o interior do navio primorosamente asseado e dispondo do mais moderno apetrechamento para a função a que se destinava.
Acompanhados na visita pelo capitão do porto, comandante Silva Braga, que fez as apresentações, os convidados foram acumulados das maiores gentilezas, tendo-lhes sido servido no final um "Porto de Honra".
Aos brindes usou da palavra o comandante do navio, que saudou a imprensa e os seus representantes, agradeceu a acedência ao convite que lhe dirigiu, manifestando a sua gratidão pelo relevo que foi dado nos jornais à vinda da vedeta á cidade de Aveiro. Essa visita, segundo afirmou, foi para ele e para guarnição motivo de muito grande satisfação.
Em nome dos visitantes, falou o jornalista Eduardo Cerqueira, que agradeceu o convite saudando o 1º tenente Manuel de Sousa Barbosa, a guarnição da vedeta e a Armada Nacional.
A NRP DOURADA, foi aumentada ao efectivo da Armada em 01/06/1945, competindo-lhe a fiscalização aduaneira e de pesca na zona costeira compreendida entre Caminha e S. Pedro de Muel.
Principais características: Deslocamento máximo 281 tons/ comprimento ff 42,5m/ boca 6,5m/ pontal 4,86m/ calado 2,2m/ propulsão 2 motores diesel, com 2,400 bhp, 2 veios/ raio de acção 2.470 milhas a 11 nós ou 850 milhas a 17 nós/ capacidade para combustível gasóleo 25 tons/ armamento 2 metralhadoras de 20mm aa, 2 metralhadoras de 7,29mm aa/ calhas para lançamento de bombas de profundidade/ guarnição 3 oficiais e 28 sargentos e praças. 
Fonte e imagem: Jornal de Noticias.
Rui Amaro