segunda-feira, 1 de agosto de 2011

REBOCADOR PORTUÁRIO "MONTE GRANDE" EX "ST-149"

 O MONTE GRANDE a demandar o porto de Leixões em 06/06/1960 / Rui Amaro /.

O MONTE GRANDE, com as cores da Sociedade Bolinhas, na doca da Rocha, Lisboa, finais da década de 80 / colecção Nuno Bartolomeu, de Almada /.

O MONTE GRANDE no meio do SOURE e do navio de pesca Angolano COFRAN, ex Espanhol, à espera do maçarico, em Amora, finaus da década de 90. / colecção de Nuno Bartolomeu, de Almada /.

Rebocador portuário MONTE GRANDE, 22,69m/ 103,41tb/ 9nós; 10/1943 entregue pelo estaleiro Hickinbotham Bros, Stockton, Califórnia, como ST-149 para o US Army (Exército dos EUA), pertencendo ao tipo 257/A, juntamente com mais cinco do mesmo tipo, ST145-146-147-148-150, dos quais possivelmente dois deles viriam a ser o MONTALTO, da APDL, Porto, e o RIO VEZ, da JAPN, Viana do Castelo; 1953 MONTE GRANDE, APDL- Administração dos Portos do Douro e Leixões, do Porto; 1953 recebeu fabricos de reconversão nos Estaleiros Navais de São Jacinto, de Aveiro, juntamente com o MONTALTO e RIO VEZ, que lhe deram um aspecto mais Europeu; 197_ após a vinda dos novos rebocadores da série MONTE DA LUZ foi transferido para serviço de assistência à navegação do porto comercial do Douro, contudo devido à substancial diminuição de navegação no rio Douro foi imobilizado, tendo sido posto à venda; 197_ MONTE GRANDE, Sociedade. Navegadora de Bolinhas & Bolinhas., Lda, Lisboa, tendo-lhe sido retirado o segundo mastro; 199_ foi abatido para desmantelamento em sucata e varado em Amora, estuário do Tejo.
Fontes: Hickinbotham Bros, Stockton; APDL; Nuno Bartolomeu.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

5 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

O MONTE GRANDE foi desmantelado em Alhos Vedros por Baptista e Irmãos em 2006. A ponte e mastro foram removidas e hoje servem de entrada no cais do Seixal afecto ao cacilheiro-restaurante RIO TEJO SEGUNDO

Rui Amaro disse...

Caro Luis Miguel Correia
Obrigado pela seu comentátio e cá fica registado.
Saudações maritimo-entusiástica.
Rui Amaro

Anónimo disse...

quando trabalhei na APDL como mecânico, desenvolvi a minha atividade a reparar todos os equipamentos marítimos (anos 1965 a 1987) como tal gostaria de dar algumas achegas técnicas esta unidade assim como o Monte alto tinham motores Atlas Imperial de 400 HP a 300 RPM
como motor auxiliar tinham um motor Continental de 45HP muito semelhante ao Perkins

Queirós disse...

quando trabalhei na APDL como mecânico, desenvolvi a minha atividade a reparar todos os equipamentos marítimos (anos 1965 a 1987) como tal gostaria de dar algumas achegas técnicas, esta unidade assim como o Monte alto tinham motores Atlas Imperial de 400 HP a 300 RPM reversiveis
como motor auxiliar tinham um motor Continental de 45HP muito semelhante ao Perkins

Rui Amaro disse...

Amigo Queirós
Muito obrigado pelo seu comentário, que veio enriquecer a história dos dois rebocadores MONTE GRANDE e MONTALTO, que os vi pela primeira vez em 1953 quando vieram da América,e estavam em fabricos nos desafortunados Estaleiros de São Jacinto, juntamente com o malfadado RIO VEZ da JAPN.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro