segunda-feira, 22 de agosto de 2011

REBOCADOR MISTÉRIO NO PORTO DE LISBOA




Será que alguém poderá dar um nome ao rebocador que se mostra a bombordo do rebocador FALCÃO PRIMEIRO numa doca do porto de Lisboa, e que se confunde bastante com o tipo Inglês TID, construídos durante a 2ª Guerra Mundial, dos quais chegamos a possuir o SHELL DEZANOVE ?
A foto, que julgo ser da década de 40 do século XX e da qual desconheço a origem, foi-me passada amavelmente por Nuno Bartolomeu a quem fico muito grato.
Obrigado
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

4 comentários:

reimar disse...

Hi Sailor,
Existiu um "Mónica", construído na Gafanha pelo mestre Mónica, em 1930 e que esteve registado pela Emp. Naveg. Costeira, em Lisboa.
Será?
Abraço

Rui Amaro disse...

Ahoy Shore Master Mariner Reimar
Existiu sim, e tanto existiu que em 02/02/1937 o meu progenitor, piloto José F. Amaro deu-lhe saída do rio Doiro, julgo levando uma fragata para o Tejo, e como agente a firma Wiese & Cia, de Lisboa, mas veio muitas mais vezes ao Porto.
Tenho para aqui uns apontamentos tirados não sei de onde, mas dos quais consta ter sido construido em "pau de pinho" em 1930 por Manuel maria bolais Mónica, da Gafanha da Nazaré; FF 18,58m/ 47,03tb/ motor Diesel 2 cil.
e foi vendido para Moçambique para o Governo Geral da Colonia de Moçambique em data que ignoro, mas deve ter sido aí por 1940.
è tudo que o "shore sailor" sabe.
Wishes of easy trip without fresh north winds.
Ah! Saudações maritimo-entusiásticas.
Rui Amaro

Anónimo disse...

Olá Sr. Amaro.
Fui mestre do rebocador Falcão Primeiro já perto do seu final de vida. Creio que o rebocador que se encontra ao seu lado é o rebocador TOBI que juntamente com o Falcão Primeiro pertenciam a ETE Empresa de Tráfego e Estiva que opera no porto de Lisboa. Ao que aporei este reboque tinha pertencido a Marinha de Guerra e operava na Base Naval do Alfeite. Posteriormente pertenceu a uma empresa de extracção de areias de Vila Franca de Xira, tendo depois sido comprado pela ETE. Saudações Maritimas

Anónimo disse...

Caro Anónimo
agradeçemos o seu comentário e a valiosa informação e baseado nela iremos tentar fazar uma melhor pesquisa sobre o rebocador TOBI.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro