sábado, 1 de maio de 2010

D I V U L G A Ç Ã O


SANTA MARIA MANUELA – UM AINDA JOVEM LUGRE DE 73 ANOS


“È BACALHAU, É PASCOAL”, passe a publicidade, pode-se qualificar de um produto bastante saboroso, contudo ao lugre SANTA MARIA MANUELA não soa bem qualificá-lo de saboroso, agora de elegante e lindo, ah isso pode-se qualificar, e não deixa de ser verdade, que é um dos mais elegantes e lindos a nível mundial, juntamente com o CREOULA, e possivelmente com o ARGUS, quando restaurado!

Por motivos de saúde não me posso deslocar à Gafanha da Nazaré para assistir ao importante evento da chegada gloriosa do renovado “cisne dos gelos do Noroeste do Atlântico”, mas espero um dia o admirar e fotografar a demandar o porto de Leixões e a subir o rio Douro, até à Ponte D. Luís.

Já não irá a tempo, mas sugeria que o SANTA MARIA MANUELA na sua singradura entre o Marin e Aveiro, navegasse junto à costa, para ser admirado pelas populações dos centros piscatórios, onde ainda hoje vivem "pescadores do dory", nomeadamente de V.P.de Ancora, Viana do Castelo (seu primeiro porto de registo), Castelo de Neiva, Esposende, Caxinas (Póvoa e Vila), Matosinhos, Porto, Afurada, Espinho, etc.

Os meus PARABÉNS à empresa PASCOAL e a todos quantos colaboraram no seu restauro e votos de FELICIDADES para o ainda jovem aos 73 anos, tantos como eu, lugre SANTA MARIA MANUELA.

Saudações marítimo-entusiásticas

Rui Amaro – Foz do Douro