quinta-feira, 4 de março de 2010

NAVIO-ESCOLA “GORCH FOCK”(1) / “TOVARISCH” / NAVIO-MUSEU “GORCH FOCK I”




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A perda do navio-escola Alemão NIOBE, uma barca de três mastros que naufragou em 25/07/1932 no Mar Báltico, perto de Fehrmann, com a perda de 68 homens, levaram a Marinha de Guerra Alemã a decidir-se pela construção dum novo navio-escola para dar treino de mar aos seus cadetes, sargentos e marinheiros. O contrato foi celebrado com o estaleiro Blohm & Voss, em Hamburgo, e assim a cerimónia do assentamento da quilha foi realizada em 02/12/1932, tendo a sua construção levado cem dias.
Em 03/05/1933, numa cerimónia pública que contou com 300 entidades civis e militares, 720 convidados – entre os quais se encontravam os pais de Johann Kinau, escritor Germânico que embarcado como marinheiro, faleceu em combate a bordo do cruzador WIESBADEN, durante a batalha naval de Skagerrak de 31/05/1916, e que havia escrito diversos contos e poemas, sob o pseudónimo de GORCH FOCK – e ainda cerca de 1.000 espectadores, o novo navio-escola foi lançado à água e baptizado de GORCH FOCK em homenagem aquele escritor, tendo sido entregue à “Reichsmarine”, a Marinha Alemã, em 27/06/1933.

O GORCH FOCK armou em barca de tês mastros, tinha velas redondas no mastro do traquete ou de vante, assim como no principal ou do meio, e no da mezena ou da ré usava velas latinas, mezena e gave-tope, sendo as restantes triangulares. O casco era de aço com um cff de 82,1m, cpp 73,64m, boca 12m, calado 5,2m, deslocamento 1.760 tons. O seu mastro principal tem 41,30m de altura acima do pavimento e carrega 23 velas num total de 1.753m2. Equipado com um motor de 550Hp, 45 tripulantes e 180 cadetes.
O navio foi projectado para ser especialmente robusto e seguro para aguentar mar tempestuoso: mais de 300tons de lastro de aço na quilha dão-lhe um movimento de braço grande e suficiente para trazê-lo de volta à posição vertical mesmo quando o balanço ou inclinação vai aos 90º.
O GORCH FOCK serviu como um navio de treino para a “Reichsmarine” tendo realizado várias viagens de instrução. Em 1935 a Marinha de Guerra Alemã passou a ser denominada de "Kriegsmarine" e o GORCH FOCK transitou para a nova Armada, contudo no inicio do conflito manteve-se atracado em Stralsund, onde a bordo continuou a ser ministrada instruções de marinharia e navegação, até que voltou a navegar, depois de lhe ter sido instalado um novo e mais potente motor. Até ao final da guerra efectuou várias viagens de instrução e participou no transporte de tropas, quando os Alemães retiraram dos estados Bálticos.

Em 01/05/1945 a equipagem afundou-o em águas pouca profundas ao largo de Rugen, na tentativa de evitar a sua captura pelas forças invasoras Russas.
No final da Guerra, na partilha dos navios Alemães pelos vencedores de guerra, o navio coube à USSR, no entanto em 1947, os Russos puseram-no a flutuar e recuperaram-no, e entre 1948 e 1950 foi restaurado, inicialmente em Wismar e mais tarde em Rostock. Em 1951 recebeu o nome de TOVARISCH (“camarada” em língua Portuguesa), e de novo colocado como navio-escola de treino, desta vez ao serviço da Escola Náutica de Odessa, no Mar Negro, para ser utilizado em viagens de instrução de cadetes da Marinha Mercante Soviética.
Sob o nome de TOVARISCH participou em muitas competições da “Tall Ships’ Races” e tem cruzado com alguma regularidade os “Sete Mares”. Em 1957 realizou uma viagem de circum-navegação e ainda foi o vencedor das “Operations Sail Races” de 1974 e 1976.
Após a dissolução da União Soviética em 1991, o TOVARISCH passou a navegar sob bandeira da Ucrânia, e ao serviço de treino dos futuros marinheiros e pilotos da Marinha Mercante daquele novo país, passando a ter o porto de Kherson como base até 1993, quando foi desactivado e imobilizado devido a falta de verbas para a sua reparação e fabricos. Em 1995 deixou a sua base de Kherson, na Ucrânia, de rumo a Newcastle-upon-Tyne, Escócia, onde patrocinadores privados pretendiam repará-lo e colocá-lo a navegar novamente, tendo o empreendimento fracassado, devido aos custos elevados estimados, após o navio ter entrado em doca seca, e que não estavam previstos.
Em 1999 a Associação Alemã dos Grandes Veleiros conseguiu arranjar financiamento para os fabricos exigidos, e assim o navio foi para o porto de Wilhemshaven, na Alemanha, onde permaneceu imobilizado durante quatro anos, até que finalmente em 2003, depois de beneficiado, voltou ao seu porto de origem, Stralsund, Alemanha, transportado a bordo do navio-doca (float on - float off) CONDOCK V, de bandeira Gibraltina.


Em 29/11/2003 voltou a ostentar o seu primitivo nome de GORCH FOCK, servindo actualmente como navio-museu, contudo estão sendo feitos esforços para o colocar de novo a navegar, se bem que seja duvidoso que volte ao mar, mas pelo menos deixou de ser desmantelado para sucata.
Gémeos com pequenas diferenças: EAGLE ex HORST WESSEL; SAGRES (3), ex GUANABARA, ex ALBERT LEO SCHLAGTER; MIRCEA; HERBERT NORKUS; GORCH FOCK (2).
Fontes: wwwknowledgerush.com; wwwe.s.y.s.com; Revista da Armada de Fev. 2004-1TEN António Manuel Gonçalves.
Imagens: Imprensa diária Polaca de 17/07/1974 (Obrazy: dziennik Polski 17 lipca 1974).
Rui Amaro

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PROGRAMA JOVENS E O MAR DA “APORVELA”



Caros amigos,

A APORVELA criou o programa Jovens e o Mar que visa levar jovens portugueses a bordo de grandes veleiros em regatas internacionais de tall ships. É nosso objectivo que cada vez mais jovens recebam treino de mar.

Este programa tem vindo a crescer nos últimos anos mas a sua divulgação continua a ser fundamental.

Pedimos, por isso, a melhor divulgação do press-release anexo. Juntamos ainda o logótipo do programa e três fotografias a título de exemplo.

Toda a informação está disponível no site e no blog da Aporvela.

Com os nossos agradecimentos,

Rui Santos

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Travessa do Conde da Ponte, nº 8 r/c

1300-141 Lisboa

Tel: +351 218 876 854

Fax: +351 218 873 885

Mob: +351 934 081 112

caravela@aporvela.pt

www.aporvela.pt

aporvela.blogspot.com

Facebook: Aporvela



Descubra como embarcar num grande veleiro e numa aventura inesquecível!

Press Release: Programa 2010 “Os Jovens e o Mar” da Aporvela

22/02/2010

caravela@aporvela.pt

218 876854

Rui Santos



A Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela - criou o programa Jovens e o Mar, que proporciona aos jovens a partir dos 15 anos uma experiência de mar e simultaneamente uma experiência de vida, onde os desafios são constantemente superados.

O programa Jovens e o Mar oferece aos tripulantes a oportunidade de embarcar num grande veleiro, com jovens de diferentes nacionalidades e participar numa experiência inesquecível: viver a bordo e em equipa, partilhando tarefas e responsabilidades, fazendo amigos para a vida.

Recentes estudos universitários demonstram que a participação em programas de treino de vela representam um importante contributo na formação e desenvolvimento pessoal e social dos jovens, sobretudo nas áreas da liderança, espírito de equipa, responsabilidade e assertividade.

Em 2010 os jovens portugueses têm à sua disposição quatro regatas e quinze veleiros: Garibaldi Tall Ships Regatta; Historical Seas Tall Ships Regatta; Tall Ships Races 2010 e North Sea Tall Ships Regatta 2010.

Em 2012 é a vez de Lisboa acolher uma destas regatas. Serão cerca de 100 grandes veleiros e milhares de tripulantes.

A lista dos veleiros, os seus percursos, preços e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Aporvela em www.aporvela.pt

SEMANA SOBRE A PIRATARIA NO SECULO XXI



NO PRÓXIMO DIA 9 DE MARÇO, TERÁ LUGAR PELAS 09h30 NO IDN DE LISBOA UM SEMINÁRIO SOBRE “A PIRATARIA NO SÉCULO XXI”.

A SESSÃO É ABERTA AO PÚBLICO EM GERAL E SERÁ TRANSMITIDA POR VIDEO CONFERÊNCIA PARA O IDN PORTO.