sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RECORDEMOS A PORTUGAL LINE (VNGCo’s) NO DESENVOLVIMENTO DO PORTO DE AVEIRO – ANO DE 1971


Incontestavelmente que o porto de Aveiro está a atravessar um vincado desenvolvimento que longe não virá o dia em que será um dos principais portos do País. Para tanto basta que as entidades lhe continuem a dar o carinho que ele lhe merece, para engrandecimento do mesmo Pais e da região Aveirense, principal centro de extraordinário surto de industrialização e comercialização. Ele será uma porta aberta ao mundo.


O NIEUWLAND embandeirado em arco no porto de Aveiro em 02/10/1971 /O Comércio do Porto/.


A 02/10/1971, mais um passo decisivo se deu na arrancada decisiva para que o porto de Aveiro tenha o lugar ao sol que lhe pertence por direito próprio. Este passo fica dever-se à Soc. Com. Garland, Laidley Sarl e Vouga Mar, Lda. A primeira com sede no Porto, e a segunda em Aveiro. Uma carreira regular foi inaugurada entre o porto de Aveiro, Dover e portos do Benelux e vice-versa, destinada a carga diversa. A significativa cerimónia decorreu a bordo do navio NIEUWLAND, de nacionalidade Holandesa, e uma das mais modernas unidades, com comprimento de 79 metros, com capacidade para 1.400 toneladas de carga, e comandado pelo Kaptein A. L.S. Wassmer.


NIEUWLAND, Leixões 12/03/1971 / Rui Amaro /.


Estiveram presentes: O governador civil, dr. Francisco do Vale Guimarães: delegado do INTP; presidente e director da JAPA, comandante da Guarda-fiscal e outras entidades; pela Portugal Line, esteve presente o director Sr. Vink; pela Soc. Com. Garland, Laidley Sarl, o Sr. Geofrey Perkins, os sub-agentes Vouga Mar, Lda., esteve representada pelos dinâmicos Srs. Manuel Júlio Braga Alves e Francisco Fernandes Duarte Pedroso. Presentes ainda as firmas exportadoras e importadoras: Philips Portuguesa, Caves Aliança, Caves Messias, Caves Borlido, Oliva, Maza, Gaspar Portela, J. Maria Martins Semedo, Frapil, F. Ramada e representantes de vários Bancos. No decurso do beberete brindaram: o sr. Geofrey Perkins que disse «Em nome da Portugal Line, tenho o prazer de apresentar a V. Exas., os meus cumprimentos de boas-vindas a bordo do NIEUWLAND, ao inaugurar-se o serviço regular entre o porto de Aveiro, Dover, Anvers e Roterdão e vice-versa. A Portugal Line manterá o serviço com dois navios: o NIEUWLAND e o ANNE CHRISTINA, fazendo escalas por Aveiro em datas regulares e fixas. Não há duvida de que, devido aos constante incremento potencial industrial do interior, o porto de Aveiro terá inevitavelmente de se expandir e eu não duvido de que a decisão da Portugal Line de incluir este porto nas suas carreiras, também contribuirá, para o prestigio do porto. Tenho o maior prazer em dar as boas vindas ao sr. Vink, director-gerente da Porugal Line, que se deslocou propositadamente da Holanda a Aveiro para tomar parte nesta cerimónia. Desejo mencionar que o sr. Vink, visitou Aveiro há algumas semanas e ficou muito impressionado com tudo o que viu. Estou convencido de que ele ficará, ainda melhor impressionado depois de ter a oportunidade de estudar os resultados das próximas escalas dos navios da Portugal Line. Por último desejo apresentar ao sr. governador civil e a todas as autoridades de Aveiro e a todas as V. Exas. Os meus melhores agradecimentos pela gentileza de nos terem honrado com a sua presença nesta auspiciosa reunião, e levanto o meu copo pela futura prosperidade deste porto».

O presidente da JAPA, sr. Eduardo Cerqueira, depois de tecer algumas considerações acerca da afinidade entre Aveiro e a Holanda, disse que se congratulava com esta carreira, porque ela era a certeza da prosperidade da evolução do porto de Aveiro, que ele ali representava. E terminou afirmando: O êxito desta carreira é o primeiro êxito do porto de Aveiro.

O governador civil, corroborou as palavras do presidente da Junta Autónoma do Porto de Aveiro, e afirmou que as entidades e, no caso concreto, o governo que ele ali representava, dará todas as facilidades, eliminando burocracias, para que a carreira agora iniciada seja um êxito. Porque como disse o presidente da JAPA, será um êxito para o porto de Aveiro, para a sua região e para o próprio País.


ANNE CHRISTINA, Leixões 1973 / Rui Amaro /.


PORTUGAL LINE era das muitas linhas de navegação do potencial armador Holandês, N.V. Van Nievelt, Goudriaan & Co’s Stoomvaart Maatschappij (VNG&Co’s), de Roterdão, que foi fundada em 1905 e terminou os seus dias em 1991, se bem que actualmente surgiu uma nova firma com a razão social muito similar também dedicada ao “shipping”, e julgo ser de descendentes dos fundadores da primitiva companhia.

A PORTUGAL LINE servia semanalmente os portos de Roterdão, Lisboa, Douro/Leixões, Vigo, Dover, Anvers e Roterdão, e em 1971 passou também a escalar o porto de Aveiro, escalas que se prolongaram por um período razoável de tempo, se bem que naqueles tempos havia falta de algumas infra-estruturas portuárias, nomeadamente guindastes, apesar de já possuir o seu primeiro cais comercial, digno desse nome, e por dificuldades na barra, sobretudo devido à agitação marítima e assoreamentos, os navios da linha não perdoavam esperas demoradas e viam-se obrigados a vir descarregar/carregar a Leixões as mercadorias da região Aveirense, o que era compreensível, contudo a pouco e pouco o porto de Aveiro foi-se desenvolvendo, e hoje como se reconhece é um verdadeiro porto oceânico com diversas valências.

NIEUWLAND – porta-contentores/ 78,62m/ 499tb/ 13nós/ 81teus; 01/1968 entregue por C. Amels & Zn, Makkum, a Scheepvaart en Steenkolen Mij. Roterdão, que com Van Nievelt, Goudriaan & Co’s integrava o grupo Steenkollen Handels Vereniging (SHV), Roterdão; 26/03/1980 ELINE, West Bay Container, Ltd., Georgrtoen, Grand Cayman; 1983 CANTA CLARO, Interesses Venezuelanos; 1988 LAS AVES; 12/2007 excluído do LR.

ANNE CHRISTINA – 74,82 / 727TB/ nós/ 4 passageiros; 22/09/1956 entregue por de Vooruitz Van Gebr., Surmeyer, Foxhol, a Rederij Goudriaan I, Roterdão, e fretado “bareboat charter” a Van Nievelt, Goudriaan & Co’s, Roterdão; 02/1977 ANNE CHRISTINA, reentregue ao primitivo armador; 1977 RAFAAT, Poplar Shipping Co., Ltd., Limassol; 1981 RAFAAT, interesses Libaneses; 1988 TWEIT III, 1996 AL HAI MOUSA; 1996 NIRU TAVUR, 2002 AL HUSSEIN, 2003 chegava algures na Índia para demolição.

Fontes: O Comércio do Porto; Lloyd´Register of Shipping, Groningen Kustvaart.
Rui Amaro

1 comentário:

EstivadoresAveiro disse...

Este blog surpreende pela qualidade histórica dos seus post´s.Peço outra vez desculpa mas este artigo lá vai parar ao nosso blog.
Obrigado
Orlando Miguel08