quinta-feira, 24 de junho de 2010

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO



ESTAÇÕES SEMAFÓRICAS MARÍTIMAS


Farol de Nossa Senhora da Luz e a Estação Semafórica Marítima da Foz do Douro /litografia antiga de autor desconhecido /.


Em 1 de Dezembro de 1865 principiou em Lisboa o SERVIÇO QUOTIDIANO DE PREVISÃO DO TEMPO com elaboração de um boletim que era distribuído aos jornais diários. Aos anúncios de mau tempo ou temporal correspondia o içar dos respectivos sinais nas estações semafóricas do Arsenal de Marinha, Viana do Castelo, Nossa Senhora da Luz (Foz do Douro), Cabo Carvoeiro, Oitavos, Cascais, S. Julião da Barra, Cabo Espichel e Sagres.

Existirá alguma entidade no nosso país que tenha arquivos dos funcionários que passaram nas estações semafóricas marítimas de Portugal Continental em finais do século XIX e que possa dar informação relativa a um chefe de estação?

Fica-se grato a quem possa esclarecer.

Rui Amaro

2 comentários:

Luis Daniel Vale disse...

Tente aqui:

http://www.marinha.pt/pt/amarinha/actividade/areacultural/biblioteca/arquivocentral/pages/informacoes.aspx

Abraço

Rui Amaro disse...

Amigo Malheiro do Vale
Imensamente grato pela sugestão, pois já passei mensagem ao interessado, que por sinal também reside em Viana do Castelo, e que procura saber em que Estação Semafórica Marítima o seu trisavô foi chefe semafórico.
Segundo ouvi quem tinha responsabilidade nessas estações eram os Correios e Telégrafos, Marinha, Juntas portuárias. Aqui na Foz do Douro, as respectivas estações semafórica e telegráficas foram estabelecidas pela Associação Comercial do Porto e mais tarde passou para a responsabilidade da autoridade portuária, hoje denominada APDL, se bem que o edifício parece ainda ser propriedade daquela Associação.
Sempre ao dispor.
Abraço
Rui Amaro