sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COMO SE PREPARAM BONS MARINHEIROS

-->Os jovens de marinha recebem uma parte da sua instrução a bordo de navios à vela. Aí, aprenderão eles a enfrentar mais corajosamente as ondas, fortalecendo a sua resistência física e moral na luta com os elementos. A gravura, de inconfundível beleza, sublinhada pelo maravilhoso cenário do mar do canal do Faial/Pico, reproduz um navio escola, armado em barca de três mastros da Armada Germânica, o HORST WESSEL, onde grande número de marinheiros do “Reich” recebia uma boa parte da sua instrução.
-->
HORST WESSEL – Tipo Barca/ 89,5m/1.755t/boca 12m/calado 5,20m/pontal 7,30m/ máquina MAN DIESEL 750 PS – 10 nós/ área de vela 1.976m2/ Guarnição 78 tripulantes + 220 cadetes e sargentos/ Base naval: Kiel; 17/09/1936 entregue pelo estaleiro Blohm & Voss, Hamburgo à “Kriegsmarine”. Nos três anos anteriores à Segunda Guerra Mundial empreendeu vários cruzeiros de treino em águas Europeias, e também visitou portos caribenhos. Em 1941 para actuar no esforço de guerra foi convertido em navio de transporte naval, conduzindo através do mar Báltico, militares e provisões, alternando com missões de treino. Consta que com o seu reduzido armamento de defesa conseguiu abater três aeronaves, das quais, por engano, uma da Luftwaffe.
No final da guerra em 1945, foi confiscado como presa de guerra, pelas forças armadas dos EUA e foi enviado para os estaleiros da Marinha, em Wilhelmshaven para fabricos. Em 22/12/1945 seguiu para a Base Naval dos EUA em Kaiserhafen. A 15/05/1946, após o sorteio dos navios Alemães pelos Aliados, este coube aos EUA, tendo passado para responsabilidade da US COAST GUARD, recebendo o nome de USCGC EAGLE. A 30/05/1946 o navio largou de Bremerhaven, rumo aos EUA. A bordo seguiram 61 homens da US COAST GUARD com o primeiro comandante Americano, o Captain Gordon McGowan. Nesta primeira viagem, com bandeira dos Estados Unidos, para que a nova guarnição pudesse receber o navio de quem melhor conhecia, embarcou também o último comandante Alemão, Kapitanleutnant Barthold Schnibbe, para além de outros 48 elementos, entre oficiais, sargentos e praças, da ultima guarnição do HORST WESSEL, que durante a viagem suportu um enorme furacão. No dia 11 de Junho o navio fundeou no Funchal, para reabastecimento, e ai permaneceu até ao dia 14. Depois de chegar a New London, no estado de Connecticut, foi sujeito a um período de fabricos durante cinco meses em que foram efectuadas muitas reparações e adaptações. Em 1948 o EAGLE fez a sua primeira viagem de instrução, com os cadetes da US COAST GUARD.
Gravura publicada num número do jornal O COMÉRCIO DO PORTO de 1937.
2010 - continua ao serviço da US COAST GUARD, tendo visitado vários portos mundiais, dentre os quais Lisboa, Leixões, Funchal, Horta e Ponta Delgada.
Gémeos com pequenas diferenças: TOVARISCH, ex GORCH FOCK (1 e 3); SAGRES (3), ex GUANABARA, ex ALBERT LEO SCHLAGTER; MIRCEA; HERBERT NORKUS; GORCH FOCK (2).
Fontes: Jornal O COMÉRCIO DO PORTO, Revista da Armada, Miramar Ship índex, Jan Maat Page.
Rui Amaro

Sem comentários: