segunda-feira, 2 de novembro de 2009

COMO AS COISAS SÃO!

Passageiros a bordo do paquete ALMIRANTE ALEXANDRINO, vislumbrando-se um piloto no convés das baleeiras e familiares de Dona Monika sobre a escotilha, o seu avô Josef Greiter, com bigode, 44 anos, bem à frente, tem um menino encostado a ele. À esquerda da foto (olhando-se de frente) está seu pai Erwin Greiter com calça de suspensórios, à época com 13 anos. Atrás com uma blusa branca e no meio de duas outras senhoras está sua avó, Agathe Greiter, 36 anos, nascida em Hagenauer, Alemanha. /(c) Foto de famila /.


Dona Monika Ana Greiter Geller de Cruzália, estado de São Paulo, pesquisava no seu Brasil, através da Internet e outros meios, tentar saber o nome do comandante do paquete Brasileiro ALMIRANTE ALEXANDRINO, do Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro, a fim de completar a genealogia de sua família, nomeadamente de seus avós e pais, assim como o historial daquele paquete, do qual desembarcaram no porto de Santos em 27/06/1927, vindos do Norte da Europa, mais propriamente da Alemanha, e em tão boa hora me colocou a questão, que logo me recordei, que os vários jornais Lusos, até à bastantes anos atrás, abriam um espaço, dedicado ao movimento marítimo dos portos de Lisboa, Douro/Leixões e mesmo de Viana do Castelo, apesar do seu reduzido tráfego.

Ora o jornal O COMÉRCIO DO PORTO, era o mais completo nesse tipo de informação, pois além do nome do navio, inseria a procedência/destino, tipo de embarcação, nome do comandante/mestre, tonelagem bruta, dias de viagem, tipo de carga, e o nome do agente consignatário. Os poucos iates de recreio, nesses tempos mais identificados por “Lords”, que visitavam aqueles portos lá vinham mencionados, assim como os navios que passavam à vista da Estação Semafórica e Telegráfica do Monte da Luz, Foz do Douro, ou que comunicassem por grafia com as Estações Rádio Navais de Lavadores ou Boa Nova, também lá apareciam.

Nos meus tempos de infância, pois de tanto consultar o “Movimento Marítimo”, ainda hoje me recordo de muitos dados de navios daquelas épocas, sobretudo o nome dos capitães/mestres, tais como: CUMPRIDOR, VITORIOSO, João Diogo; BEM AVENTURADO, Mano; BATA NOVO e SADINO, Lemos; NEREIDA, Patacão; CARAMULO, MARIA ONDINA, Belarmino; CUNENE, Lorena; ALEXANDRE SILVA, Quininha; NORTH KING, Calhau; SOFALA, Peixe; NYASSA, QUANZA, Harberts; PATRIA, Verdades; GANDA, Paião; INDIA, Contreiras; SHELL15, PENTEOLA, SHELL DEZASSETE, Oliveira; JOÃO CORTE REAL, Ré; ALVARO MARTINS HOMEM, Redondo; ELISABETH, Sílvio Ramalheira; SECIL e SECIL GRANDE, Corujo; GONÇALO VELHO, LAGOA, Joel; SETE CIDADES, Marques Júnior e Gravato; WOODLARK, SEAMEW, Klemp e Cowie; LAVEROCK, Stone; ALGARVE, SAN ANTONIO, CELEBES, APPINGEDAM, Simpleaar, e muitos mais.


Anúncio de navegaçao no jornal "O COMERCIO DO PORTO" década de 50.


O matutino O COMÉRCIO DO PORTO nos anúncios das companhias ou agências de navegação a avisar da chegada dos seus navios marcava posição, pois superava a concorrência, por vezes com quatro páginas, isto no modelo antigo dos jornais diários.

Voltando ao paquete ALMIRANTE ALEXANDRINO, e sabendo da data da chegada ao porto de Santos, foi fácil, calcular a sua escala no porto de Leixões, com cerca de vinte dias de antecedência, e pedindo a valiosa colaboração do amigo e colega Reinaldo, do Blogue NAVIOS E NAVEGADORES sempre disponível, que agradeço, descobriu a data exacta e o nome do comandante, através da sua pesquisa bibliotecária no diário O COMÉRCIO DO PORTO, além de satisfazer o pedido de Dona Monika Ana, ficou-se a saber da primeira escala do paquete ALMIRANTE ALEXANDRINO, e ainda da recepção a bordo às autoridade locais civis e militares no porto de Leixões.

http://naviosenavegadores.blogspot.com/2009/10/o-navio-n-108-do-lloyd-brasileiro.html

Rui Amaro

domingo, 1 de novembro de 2009

DESEMBARQUE DO INTERNAMENTO HOSPITALAR DO AUTOR DO BLOGUE

Navio hospital Dinamarquês JUTLANDIA, algures no teatro de guerra da Corea, Pusan, 1950/53, ao serviço da ONU /(c) Museu Maritimo da Dinamarca - Elsinore /.

AGRADECENDO O INTERESSE MANIFESTADO PELA RÁPIDA RECUPERAÇÃO DA MINHA SAÚDE, É COM IMENSA ALEGRIA QUE LHES COMUNICO O MEU DESEMBARQUE DO NAVIO HOSPITAL “SANTO ANTÓNIO DO PORTO” NO QUAL FUI MUITO BEM TRATADO E ACARINHADO PELO PESSOAL MÉDICO, ENFERMAGEM, ETC. QUE DESDE AQUI SAÚDO, E QUE RECLASSIFICADO ME SINTO EM MELHORES CONDIÇÕES PARA CRUZAR AS SEMPRE TEMIVEIS E PERIGOSAS ÁGUAS E MARES DAS BARRAS, A FIM DE POSTAR NOVOS RELATOS E EPISÓDIOS.

UM MUITO OBRIGADO A TODOS

SAUDAÇÕES MARITIMO-ENTUSIÁSTICAS

RUI AMARO