domingo, 26 de julho de 2009

RECORDANDO A VISITA AO PORTO DE VIANA DO CASTELO DE DOIS VASOS DE GUERRA DA “MARINE NATIONALE” NO ANO DE 1974




A meio da tarde de 25/02/1974 demandaram a barra do porto de Viana do Castelo em visita de rotina os draga-minas costeiros franceses ANTARES e CASSIOPÉE, pertencentes à Marine Nationale, que ficaram atracados na doca comercial, a cujas manobras de atracação assistiram muitos curiosos devido à raridade da presença de unidades navais estrangeiras naquela porto do Alto Minho. Logo após a sua atracação, o Vice-Cônsul da França em Viana do Castelo, Dr. Corrêa Botelho, subiu a bordo, em missão de cortesia. Seguiram-se os cumprimentos de estilo às autoridades locais, tanto civis como militares.

Eram de 80 o total de marinheiros e oficiais que compunham as duas guarnições, os quais nos dois dias seguintes à chegada realizaram passeios turísticos pela região do Alto-Minho. Na vila vizinha de Ponte de Lima foi-lhes oferecida uma prova de vinhos.

Também num desses dias, em que os dois navios estiveram patentes ao público minhoto, das 14h00 às 18h00, as tripulações assistiram a uma exibição de folclore local, em sua honra, que foi motivo de muito agrado das mesmas, e durante a estadia dos dois vasos de guerra, viam-se parte das duas guarnições espalhadas pela cidade, particularmente as praças, com as suas vistosas fardas, exibindo os característicos “pompom rouges” dos seus bonés, imprimindo natural colorido ao ambiente citadino.

FS ANTARES (M703) – Draga-minas costeiro do tipo “D”, 46,40m, 440td, 3.000cv, 422 Tpc, casco em duralumínio e madeira, Tag e gerador SIGMA, 15 NÓS, guarnição 38, símbolo de costado M623, 07/02/1955 M703, 01/01/1976 P703; 04/03/1952 (D3) encomendado; 07/02/1955 reclassificado como draga-minas tipo MSC (minesweeper coastal); 26/02/1955 entregue à “Marine Nationale” pelo estaleiro CMN-Costructions Mécaniques de Normandie, Cherbourg, ficando adstrito à 10ª Divisão de Draga-minas da 1ª esquadrilha e começa a operar em exercícios de dragagem/rocegagem na Mancha e Mar do Norte com períodos de descanso na Bélgica, Holanda, Alemanha e Grã-Bretanha; 1972 incorporado na 34ª Divisão de Draga-minas; 01/01/1976 reclassificado como patrulha, equipamento de dragagem/rocegagem desembarcado, operações de patrulha afectas ao Centre d’Essais des Landes e do Groupage Naval d’Essais et de Messures, La Pallice; 07/02/1977 colocado em situação de reserva; 1986 abatido ao efectivo da frota e desmantelado.

FS CASSIOPÉE (M740) – Draga-minas costeiro lançado à água como AMS246, do tipo “D”, 43,90m, 375td, 14nós, guarnição 38, casco duralumínio e madeira, propulsão 880 Shp General Motors Diesel, 2 hélices, 16/11/1953 reclassificado pela US NAVY como draga-minas costeiro MSC246; 17/02/1954 entregue pelos estaleiros At. Et Chant. Penhoet, St. Nazaire, sob o Pacto Militar de Assistência Mutua de Defesa, à “Marine Nationale”; 18/09/1954 entrou em comissão de serviço como M740; 17/04/1955 reclassificado como Coastal Minesweeper MSC246; 1976 colocado na situação de reserva; 1977 abatido ao efectivo da frota e desmantelado.

Fontes: Imprensa diária, NavSource on-line – US Navy, Dictionaire, Marine Nationale e Miramar Ship Index.

Rui Amaro

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Esta noticia vem de proposito á parceria que vai ser efectuada entre a Damen e os nossos estaleiros.
Pela primeira vez dois estaleiros pertencentes a dois grandes paises com tradições no shipping.

A Vêr vamos amigo Rui.
Continuo atento as tuas lições de shipping.
Força publica para que todas possamos saber mais sobre a nossa ARTE.

Saudações Marítimas
José Modesto